Segunda-feira, Setembro 05, 2005

Os ricos também choram II

A Era Bush será marcada pela incompetência econômica, social e militar. Nunca na história dos EUA se viu um presidente tão medíocre e patético. Bush é sem dúvida nenhuma um ser humano (?) abjeto. Desprezível.
Fidel Castro e Hugo Chávez aproveitaram o momento e estão, como se diz na gíria, "deitando e rolando" em cima do beócio. Os dois ofereceram ajuda humanitária e financeira (Venezuela) para ajudar os irmãos desprezados por Bush.
Como professor, durante as minhas aulas de geografia física, sempre abordei a disparidade no número de mortes por catástrofes naturais (furacões) entre países pobres e ricos. Sempre fazia a comparação entre os EUA e os países do Caribe e América Central.
Em 1998, tivemos o furação Mitch que "sapateou" sobre a a América Central e México. Foi uma desgraça total. Se não me engano, morreram mais de 100.000 pessoas em virtude do atraso tecnológico (previsão e prevenção). Sempre dizia que nos países pobres o impacto era muito maior. E realmente é.
Mas agora, o governo Bush ultrapassou os limites da incompetência. Além de matar e torturar iraquianos, resolveu praticar as atrocidades contra o seu próprio povo.
Até quando a Humanidade terá que aturar gente com Bush? Até quando a Humanidade padecerá dos males do capitalismo?Até quando imperará a lógica do dinheiro sobre a vida humana?
A resposta está em Marx. É só ler os seu livros.