Sexta-feira, Setembro 02, 2005

E a Natureza venceu...


A hecatombe provocada pelo furacão Katrina demonstrou que apesar de toda tecnologia e sofisticação, a Natureza ainda continua poderosa. A situação de calamidade do Sul dos EUA pode ser verificada através das imagens divulgadas em todo o mundo.
New Orleans sucumbiu não pelo furacão, mas pela insensatez humana de tentar superar algo insuperável: as forças naturais. Toda a cidade foi conquistada junto às áreas ribeirinhas que durante os séculos foram sendo aterradas, diminuindo a capacidade de vazão do rio.
As famosas enchentes do Mississipi no início dos anos 90, já eram os sinais de que tudo estava errado. Porém, a crença na tecnologia e no dinheiro, criaram a falsa sensação de segurança que sucumbiu ao furacão que mais provocou estragos desde o Andrew, também no início da década passada.
A conjugação de áreas aterradas (abaixo do nível do mar) e as ondas que se formaram em decorrência do furação, provocaram a sensação dos maremotos de 2004 na Ásia.
Por outro lado, a letargia do governo Bush em socorrer a população majoritariamente negra corrobora a política neoracista de sua administração. Se por um lado nossa sociedade merece os governos que possui, os norte-americanos também merecem o seu governo: aos medíocres, a mediocridade.