Sábado, Agosto 27, 2005

Os vários PTs


A mídia está cometendo um grande erro ao colocar o PT como um partido corrupto. A corrupção foi originada por um grupo que controla o partido. Na verdade a facção majoritária, a Articulação, é que comanda o PT desde 1980. Foi ela que manteve a estrutura de corrupção do governo anterior.
Devemos corrigir: não é o PT que é corrupto, mas sim o grupo dirigente comandado por Dirceu e Delúbio.
O PT possui dezenas de grupos internos que infelizmente, nunca tiveram capacidade política e/ou númerica para barrar o controle da Articulação. Digo isso pois fui filiado entre 1986 e 1990. Saí porque notei os desvios do partido, logicamente em menor escala.
Na verdade, já tinha um leve noção do que poderia ocorrer. Mas institivamente recolhi tais idéias ao meu inconsciente. O fato é que no poder, o PT demonstrou não possuir um projeto de governo de longo prazo para o país, mas sim um projeto político de poder.
Sem a tarimba do pessoal que estava há 502 anos comandando o Brasil, o PT caiu em desgraça ao pensar que teria a capacidade de rivalizar na "astúcia" com o PL, PFL, PSDB, PMDB etc.
Caso não ocorra a expulsão de José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno etc, o PT estará literalmente acabado. Se alguém ficar no partido após isso, é porque concorda com o processo degenerativo.
Não há mais desculpa.